terça-feira, 31 de julho de 2007

Ide e adaptai?

Não consigo identificar gente mais tosca que esses teólogos auto-incumbidos da missão de criar uma teologia adaptada à realidade do país, que supostamente proporcionaria melhores resultados na pregação e na vivência do Evangelho no Brasil, algo que, dizem eles, contribuiria para a solução de muitos problemas na Igreja e na sociedade tapuia. Falam em teologia nativa, teologia autóctone, em “uma teologia nossa”. É óbvio que logo o teólogo pitaqueiro mostra a verve terceiro-mundista de suas motivações.E lá vem expressões como “precisamos de uma teologia livre dos ranços anglo-saxônicos” ou “um Evangelho condizente com a nossa condição subdesenvolvida, voltado para a diminuição da pobreza” e afins. Sim, há, também, fúria política nisso tudo, mas o cerne do problema é ainda mais grave.O texto da chamada grande comissão não diz “ide a adaptai o Evangelho a toda criatura”. Nunca achei um trecho sequer de Paulo - que se fez de louco para ganhar os loucos - apontando para tal necessidade. Vejo, sim, a adaptação da estratégia do pregador, não da essência da mensagem. Vejo a necessidade das pessoas e povos se adaptarem, por meio do arrependimento, à mensagem da Cruz, que, em cada uma das cartas do apóstolo, destinadas a igrejas em contextos sócio-culturais distintos, é sempre a mesma.Bem, não é de hoje que adaptam o Evangelho às mais variadas inspirações e motivações. Sejam ideológicas, e aí temos o exemplo soturno dos entusiastas da tal “Missão Integral” – rótulo que subentende a parcialidade do Evangelho quando desprovido da mistura com o socialismo – ou mesmo os mais torpes impulsos carnais, como no caso dos “evangélicos gays”, termo equivalente a “ateus politeístas”, “céticos crédulos” ou algo do tipo.Em Cristo, diz a Bíblia, não há diferença entre circunciso e incircunciso, bárbaro ou cita, judeu ou grego. O Evangelho é um para todos, e é na busca do seu significado mais puro e profundo é que vidas poderão ser transformadas e ver muitos de seus problemas resolvidos. Não consigo perceber algo que tenha causado mais confusão e desavença na história da Igreja do que interpretações parciais e subjetivas da Palavra de Deus, que permanece a mesma, para sempre. Evangelho ao gosto do freguês acarretará sempre na perdição eterna do freguês.

sábado, 28 de julho de 2007

VAMOS A ÁGUAS MAIS PROFUNDAS


Helci R. Pereira


Por ocasião da pesca maravilhosa, após a frustração de nada ter conseguido pescar a noite toda, Jesus mandou que Pedro, seu discípulo pescador, lançasse sua rede ao mar alto (Lc 5.4).
A determinação do Senhor foi de lançar a rede em águas mais profundas!
Em resposta à inquietação e angústia dos discípulos, por nada terem conseguido durante toda uma noite de pesca, foi que lançassem suas redes em águas mais profundas.
Todos nós, hoje, como servos do Senhor, experimentando dissabores, frustrações e fracassos em nossa pesca diária, de forma alguma podemos deixar de responder a esse desafio do Mestre: Lançai as vossas redes em águas mais profundas! Exercei fé!
Eles, os discípulos, achavam-se cansados, desanimados. A labuta de toda uma noite não lhes dera peixe algum!
O Mestre vem e os desafia a não se entregarem ao desânimo, à derrota. Mesmo em condições desfavoráveis, eles precisavam lançar as redes, mas em águas mais profundas.
Eles fizeram isso. O resultado, nós sabemos. Sua barca encheu-se de peixes como nunca acontecera. As redes se rompiam de tanto peixe. Encheram as duas barcas. Que bênção!
O desafio é para todos nós, em nosso caminhar de pregoeiros da verdade. Não entregar os pontos! Não hesitar! Não parar, desnorteados! Mas, avançar para águas mais profundas. Romper com atitudes de desânimo e comodismo e superar toda a sensação de perda ou de fracasso.
A lição maior para nós: Mesmo que a situação não nos seja animadora, as circunstâncias sejam desagradáveis, os desafios e problemas pareçam ser maiores do que nossas forças, confiemos na Palavra tranqüilizadora do Mestre e vamos às águas mais profundas, sem medo, sem temor, na certeza absoluta de que, na hora que não tem hora, a pesca virá e haverá fartura de bênçãos no barco da vida.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

REFLEXÃO SOBRE AS ÚLTIMAS DECLARAÇÕES DA IGREJA DE ROMA

POSICIONAMENTO DO PRESIDENTE DO SUPREMO CONCÍLIO DA IPB ( o texto segue abaixo)Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2007/07/11/santa_s233_igreja_de_roma_233_a_250nica_igreja_de_cristo_919410.html

Lideranças cristãs brasileiras não católicas consideram que a divulgação do documento Respostas a Questões Relativas a Alguns Aspectos da Doutrina sobre a Igreja pelo Vaticano aconteceu em momento inoportuno. O documento afirma que a única Igreja de Cristo é a Igreja Católica e que as denominações protestantes não podem ser chamadas de Igrejas.
O conteúdo do texto, no entanto, é tido como coerente com o posicionamento histórico da Igreja Católica. “O documento está dentro da linha teológica tomista defendida pela Igreja Católica. Acreditamos que estão apenas reafirmando essa crença”, afirma o presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, Roberto Brasileiro. O bispo primaz da Igreja Episcopal Anglicana, d. Maurício Andrade, diz que o documento católico não traz novidades. “Poderia ter sido um comunicado interno.”
Outros líderes acreditam que faltou bom senso. “Bento XVI jogou uma pá de cal na linha alegre e solidária que foi adotada pela Igreja Católica durante o papado de João XXIII”, diz o pastor evangélico e ex-presidente da Associação Evangélica Brasileira (AEvB), Ariovaldo Ramos. Para ele, a atitude do Vaticano equivale à expulsão de casa dos integrantes de uma mesma família.
Leiam o texto "Liberais levam cano dos católicos"
http://tempora-mores.blogspot.com/

quarta-feira, 11 de julho de 2007

PENSAMENTOS


1. O homem é mais livre quando controlado apenas por Deus. (Agostinho)

2. O caminho mais certo para entender a bíblia é aceitar o fato de que Deus está falando em cada linha de suas páginas. (J.Blanchard)

3. Quando a lei de Deus é escrita em nosso coração, nossos deveres passam a ser nossos prazeres. (Matthew Henry)

4. Eu creio no Deud que criou os homens, e não nos ídolos que os homens criaram. (João Calvino)

5. A maior coisa que alguém pode fazer por sua nação é orar por ela. (S.D.Gordon)

6. A vida do cristão deve ser simplismente uma representação visível de cristo. (Thomas Books)

7. Se você fosse preso por ser cristão, heveria provas suficientes para condená-lo? (David Otis Fuller)

8. Um cristão sem alegria é um difamador de seu senhor. (Northcote Deck)

9. A paz é o sorriso de Deus refletido na alma do crente. (Willian Hendriksen)

10. Quando Abraão saiu de sua terra não conhecia ao certo o seu destino, mas conhecia bem quem o acompanhava. (J.Blanchard)

A fábula das três árvores

Havia, no alto da montanha, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas, disse:- Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada.A segunda olhou para o riacho e suspirou:- Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas.A terceira árvore olhou o vale e disse:- Eu quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus.Muitos anos se passaram e certo dia vieram três lenhadores pouco ecológicos e cortaram as três árvores, todas ansiosas em serem transformadas naquilo com que sonhavam. Mas, lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos!... Que pena! A primeira árvore acabou sendo transformada num cocho de animais, coberto de feno. A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias. E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em altas vigas e colocada de lado em um depósito.E todas as três se perguntavam desiludidas e tristes:- Para que isso?Mas, numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, onde havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu neném recém-nascido naquele cocho de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo... A segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco, o homem se levantou e disse: "PAZ"! E num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o rei dos céus e da terra. Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo sentiu-se horrível e cruel. Mas, logo no domingo, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu filho Jesus Cristo ao olharem para ela. As árvores haviam tido sonhos... Mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias do que haviam imaginado. Temos os nossos sonhos e nossos planos que, por vezes, não coincidem com os planos que Deus tem para nós; e, quase sempre, somos surpreendidos com a sua generosidade e misericórdia.Importante compreendermos que tudo vem de Deus e crermos que podemos esperar Nele, pois Ele sabe muito bem o que é melhor para cada um de nós.

sábado, 7 de julho de 2007

ESPELHO, ESPELHO MEU

Autor: Desconhecido

Certa vez um homem rico e religioso, mas muito avarento, foi visitado por um sábio. O visitante, com todas as atenções, levou-o à janela e perguntou-lhe:
- Olhe lá para fora, o que você vê?
- Vejo homens, mulheres e crianças.
Então, o sábio pegou um espelho grande e com ele "fechou" a janela. E perguntou:
- E agora, o que você vê?
- Vejo só a mim mesmo!
- Tome nota, disse o sábio, na janela há vidro e no espelho também, mas o vidro do espelho tem prata num dos lados.
Uma lição se aprende: Logo que se junta prata, deixamos de ver os outros para só vermos a nós próprios. Cuidado com a prata.

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?
Mateus 16.26

A C A M I N H O D O C H I L E

Por Rev. Ashbell

Para mim, falar do meu chamado de missões é algo que faço com prazer e naturalmente. É sempre uma grande emoção e alegria compartilhar como Deus agiu e me chamou para dedicar-me a maravilhosa Obra de Missões Mundiais.

Apresento o “Projeto Missionário do Chile”. A Igreja Presbiteriana do Chile entrou em crise por causa do liberalismo teológico. Hoje um grupo de pastores Presbiterianos, motivados pelo próprio Senhor, a restaurar a Igreja Presbiteriana Chilena. Vários irmãos já estiveram auxiliando a Igreja, nas questões teológicas e outras. Há um pequeno seminário formado pelos nossos pastores, que já experimentaram a boa teologia ministrada pelo Rev. Augustus Nicodemus, Alderi Mattos, Davi Gomes e outros Doutores da IPB.
Comprometi com o Rev. João Petreceli da Silva (petreceli@terra.com.br), a liderar uma Caravana Missionária ao Chile.

História da Igreja Presbiteriana no Chile

Fundador: David Trumbull em 1845
É mais antiga que a IP do Brasil.
Possui:
1- Sínodo
4 - Presbitérios
23 - Igrejas
Em torno de 1.500 membros
1 Seminário Recém - inaugurado.
Necessita urgentemente de uma reforma doutrinária e um avivamento missionário.

terça-feira, 3 de julho de 2007

DITADURA GAY - JUÍZA MANDA RETIRAR OUTDOOR COM TEXTO DA BÍBLIA

Uma instituição cristã de Campina Grande protestou contra o projeto de lei PLC 122/2006 que está na Comissão de Direitos Humanos do Senado, o qual caracteriza como crime de preconceito, sujeito a prisão, qulaquer manifestação contária às práticas homossexuais. Alegando defesa de si, o movimento homossexual impõe uma ditatura gay.Os outdoors traziam a frase:
"Homem e mulher os criou e viu Deus que isso era bom"
http://www.youtube.com/watch?v=EzuehhPHuJM&mode=related&search=
http://www.youtube.com/watch?v=hcKLksg2xY0
http://www.youtube.com/watch?v=EzuehhPHuJM&mode=related&search= (COPIE E COLE NA PÁGINA)
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM692002-7823-POLEMICA+EM+OUTDOORS+DE+CAMPINA+GRANDE,00.html
---------------------------------------------------------------------------
VEJAM a manifestação de Dom Robinson sobre o caso de Campina Grande:Citar a Bíblia Já é Crime no Brasil Um outdoor apenas com o título de um tipo de comportamento humano HOMOSSEXUALISMO, uma referência ao texto do Livro de Gênesis “E FEZ DEUS HOMEM E MULHER E VIU QUE ERA BOM”, e o nome da entidade patrocinadora VISÃO NACIONAL PARA A CONSCIÊNCIA CRISTÃ (VINACC) foi retirado, por ordem judicial, na cidade de Campina Grande, na Paraíba.A juíza da Primeira Vara Civil ainda mandou retirar esses dizeres do site daquela organização evangélica e proibiu um ato público por ela patrocinado. Cerceada a manifestação de pensamento e o direito de reunião para fins pacíficos, que são garantias constitucionais, antes mesmo da Lei Heterofóbica em discussão no Senado Federal.O Estado Secularista (não Laico) que está se desenhando no Ocidente pós-cristão, e que já chega até nós, está sendo aparelhado pela minoria organizada da causa pró-gay, e, como já temos estado advertindo, estamos vendo o início de um novo ciclo de perseguição religiosa. Não podemos trair a memória e o sangue derramado pelos mártires da Igreja através dos séculos, e o Senhor não nos deu um espírito de covardia.Uno a minha voz a personalidades como o Arcebispo Metropolitano Católico Romano de João Pessoa, Dom Aldo Pagotto, e à combativa e heróica psicóloga Rosângela Justino em apoio à proposta empalmada pela VINACC e em protesto contra o arbítrio do Estado contra o Povo de Deus em sua lealdade à Revelação.Paripueira (AL), 22 de Junho de 2007.
Dom Robinson Cavalcanti, os e Bispo Diocesano Diocese do Recife – Comunhão Anglicana
---------------------------------------------------------------------------
VEJAM manifestção de Pr. Presbiteriano de São Paulo apelando à Procuradoria da Paraíba:Exmos. Senhores Procuradores do Estado da Paraíba,Tenho acompanhado pela mídia o caso dos out-doors em Campina Grande-PB e fiquei estarrecido e muito preocupado com a decisão judicial contra a exposição da mensagem dos referidos cartazes.Pois trata-se tão somente da manifestação da convicção religiosa de cidadãos brasileiros da Paraíba, que simplesmente transcreveram um texto da Bíblia, sem nenhum traço de violência ou de incitação à mesma.Porque será que um grupo pode manifestar livremente as suas opiniões e convicções e outros não? Será que temos em nosso país, brasileiros que sejam mais brasileiros do que os demais? Será que temos uma casta de brasileiros da qual ninguém pode discordar? É crime ter opinião e expressa-la?Senhores isto é muito sério, pois tal decisão fere o sagrado direito à liberdade de consciência e de expressão;POR ISSO SOLICITO A INTERVENÇÃO DOS SENHORES NESTA SITUAÇÃO FAZENDO VALER OS DIREITOS CONSTITUCIONAIS DAQUELES QUE, RESPEITOSAMENTE, SE MANIFESTARAM CONTRA A PRÁTICA HOMOSSEXUAL.Paulo Ribeiro Fontes Cidadão Brasileiro de São Paulo-SP
___________-------------_----------------------------------------------------------------
a mocidade de uma igreja presbiteriana em SP abriu um orkut só para discutir o temaoRKUT CONTRA o PLC 122/2006
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=33911342 (COPIE E COLE NO ENDEREÇO)
-----------------------------------------------------------------------------------
Para maiores informações acessem:
http://juliosevero.blogspot.com/2007/06/o-perigo-do-plc-1222006.html
http://movimentodeapoio.blogspot.com/2007/05/mais-sobre-o-nefasto-plc-1222006.html
http://www.conscienciacrista.com.br/novo/geral/novo-destaque5.php?
-----------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 2 de julho de 2007

AVANCO MISSIONÁRIO NA CIDADE DE AMARANTE/MA


Avancistas do PROMASUL - Projeto Missionário Maranhão do Sul realizaram no dia 30 de junho o II Avanço Missionário na cidade de Amarante / MA.
Houve folhetagem, apresentação de coreográfias e peça de teatro.
Os avancistas no sul do Maranhão estão cumprindo o ide do Senhor Jesus.
O resultado foi abençoador para a cidade.

domingo, 1 de julho de 2007

Missões presbiterianas em Apuí, município do extremo sul do Amazonas

Rev. Ananias Loback
O município de Apuí está localizado no extremo sul do estado do Amazonas, limitando-se com os estados do Mato Grosso e Pará, sendo assim um ponto de encontro dos três Estados. Por esse motivo, há uma estrada municipal chamada Vicinal Três Estados. A principal fonte de riqueza é a pecuária. A cidade, em extensão, é equivalente ao estado da Paraíba ou aos estados de Sergipe e Alagoas somados. Não obstante, sua população é só de 20 mil habitantes, muitos provenientes de outros locais do Brasil. É a única cidade do Amazonas sem porto fluvial, sendo formada à margem da Rodovia Transamazônica, que cruza o município numa extensão de 260 km. O trabalho presbiteriano teve o seu primeiro missionário em 1984. Um templo de madeira foi inaugurado em 1988. Já em 2002, quando aqui chegamos, esse mesmo templo estava parcialmente apodrecido e teve que ser substituído por um novo em alvenaria, cuja inauguração foi realizada em fevereiro de 2006.
Com a cooperação de outras IPBs e da JMN, estamos lançando os alicerces do espaço Educacional-Social. Trata-se de um local com 300 m² para desenvolver os programas e atividades que muito contribuirão para a evangelização. Outros trabalhos aqui desenvolvidos são: meia hora diária de programa de segunda a sexta feira na rádio local, evangelização nos lares e manutenção de cinco grupos familiares e evangelização na creche municipal duas vezes por semana. Nossa alegria é ver pessoas deixando as trevas e vindo para a luz de Jesus. Orem conosco para que Deus envie recursos para a construção do espaço Educacional-Social. Informações sobre o campo missionário pelo e-mail ananiasloback@yahoo.com.br.
"Amigos não esqueçam de olhar no final da pagina, as postagens antigas e deixar seu comentário ou recadinho."