Pr. Franklin Dávila
Pregando na cidade, na televisão, no jornal, no rádio, nos templos...
Jesus anunciou sobre uma expressiva presença de falsos profetas nos últimos dias.
Quem são os falsos profetas? São os falsos pregadores da Palavra de Deus. Eles sempre estiveram presentes no mundo, porém, antes da volta do Senhor Jesus, serão em grande número.
Portanto, urge que o filho de Deus tenha ouvido de discernimento capaz de identificar o falso pregador e cuidar para não segui-lo.
Por que é necessário que se tenha esse cuidado?
a. Porque estamos vivendo os últimos dias;
b . Porque eles estão em todos os lugares
c. Porque Jesus ordenou que nos acautelássemos quanto a eles.
A Bíblia diz: “Eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que pregam a sua própria palavra e afirmam: Ele disse.” Jeremias 23:31. Os falsos pregadores falam o que o Senhor não diz: “dizem continuamente ...: O SENHOR disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração dizem: Não virá mal sobre vós”. Jeremias 23.17.
Os falsos pregadores são identificados como:
Levianos e traiçoeiros. “Os seus profetas (pregadores) são levianos ( irresponsáveis), homens pérfidos” (traidor, desonesto, falso, vil) Sofonias 3.4
Cobiçosos. “...e os seus profetas (pregadores) adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.” Miquéias 3.11.
Imorais e profanos. “Nos profetas de Samaria bem vi eu loucura; profetizavam da parte de Baal e faziam errar o meu povo de Israel. Mas nos pregadores de Jerusalém vejo coisa horrenda; cometem adultérios, andam com falsidade e fortalecem as mãos dos malfeitores...; todos eles se tornaram para mim como Sodoma...”. Jeremias 23.13,14
Influenciados pelos demônios “Então, saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o enganarei. Perguntou-lhe o SENHOR: Com quê? Respondeu ele: Sairei e serei espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas. Disse o SENHOR: Tu o enganarás e ainda prevalecerás; sai e faze-o assim”. I Reis 22.21,22.
Os falsos pregadores colocam camufladamente no meio de suas pregações mentiras em nome do Senhor. Jer 14.14 “Disse-me o SENHOR: Os profetas pregam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, adivinhação, vaidade e o engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam”.
Os falsos pregadores falam das visões e imaginações de sua mente e não expõem com fidelidade o que está escrito na Palavra de Deus. – “assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do SENHOR. Até quando sucederá isso no coração dos profetas que proclamam mentiras, que proclamam só o engano do próprio coração?” Jeremias 23.16,26.
O pregador da Palavra não deve pregar os seus sonhos como se palavras de Deus fossem. “O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade”. “Eis que eu sou contra os que pregam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o SENHOR”. Jeremias 23.28,32
Ele retira a doutrina de Cristo de suas pregações e leva o povo a esquecer de Cristo, distraindo-o com palavras vãs e superstições. Jeremias 23.27 “...cuidam em fazer que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu companheiro, assim como seus pais se esqueceram do meu nome, por causa de Baal”.
O falso pregador leva os seus ouvintes ao erro e procura extorqui-los. “assim diz o SENHOR acerca dos profetas que fazem errar o meu povo e que clamam: Paz, quando têm o que mastigar, mas apregoam guerra santa contra aqueles que nada lhes metem na boca” Miquéias 3.5.
O falso pregador oprime psicologicamente o povo para explorá-lo. Ezequiel 22.25 “...seus profetas são como um leão que ruge, que arrebata a presa, assim eles devoram as almas; tesouros e coisas preciosas tomam...”.
Não seja incrédulo! O coração incrédulo dá crédito ao falso pregador. Saiba que você não ficará sem punição. Jeremias 5.31 “os profetas pregam falsamente...e é o que deseja o meu povo. Porém que fareis quando estas coisas chegarem ao seu fim?
Os falsos pregadores são rebeldes e serão julgados por Deus por pregarem rebeldia ao Senhor. Jeremias 28.16,17 “... Eis que te lançarei de sobre a face da terra; morrerás este ano, porque pregaste rebeldia contra o SENHOR. Morreu, pois, o profeta Hananias, no mesmo ano, no sétimo mês”
Jeremias 14.15 “portanto, assim diz o SENHOR acerca dos profetas que, profetizando em meu nome, sem que eu os tenha mandado, dizem que nem espada, nem fome haverá nesta terra: À espada e à fome serão consumidos esses pregadores”.
O objetivo dos falsos pregadores, como ministros de Satanás, é induzir o povo ao erro das heresias para levá-los à apostasia. “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição” (2 Pedro 2.1)
Atenção! Esse tipo de pregador já está no mundo. Por serem em grande número será cada vez mais difícil encontrar pregadores da Verdade.
Portanto:
Se você estiver freqüentando uma Congregação cujo pregador não expõe com inteireza a Palavra de Deus; se você estiver numa Congregação onde não se prega a Cristo como o centro da Revelação de Deus; se você estiver numa Congregação onde o Cristo Deus não é pregado; se você estiver assistindo numa Congregação onde a Soberania de Deus estiver sendo substituída pela vontade humana; se você faz parte de uma Congregação que não tem a Bíblia Sagrada como suficiente, atenda ao que diz o Senhor da Igreja: “...sai dela povo meu...” e clame para que ele o conduza a um aprisco (Congregação) que glorifica a Deus e exalta a Cristo por sua obra redentora.
O filho de Deus tem o dever de identificar o falso pregador e previnir-se contra ele. Cuidado! Eles são ardilosos e agem dissimuladamente. Eles têm aparência de santidade, mas renegam ao Senhor da Verdade. Eles são falsos e não verdadeiros. Parecem pregadores verdadeiros, mas estão a serviço do pai da mentira – o diabo.
O falso pregador está a serviço de si próprio, do diabo e dos incrédulos. De si próprio, porque ele quer satisfazer seus próprios interesses temporais e carnais; do diabo, porque ele quer privar os homens de ouvirem a Palavra de Deus; dos incrédulos, porque querem ter a alma e a consciência massageadas pelas dores causadas pelos seus próprios pecados!
O falso pregador procura satisfazer a muita gente que não está interessada em obedecer ao Senhor, nem na salvação de sua alma e na alma do próximo, apenas quer ser distraída com fatos “sobrenaturais” e com promessas que satisfazem a interesses próprios.
Mas o Senhor julga essa atitude do coração e pune esses falsos ouvintes mandando a operação do erro. “Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça”. 2 Tessalonicenses 2.9,10,11,12
Deus tem permitido que o falso pregador continue a falar para provar o coração dos homens. Mas ele mesmo exorta: “não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.” Deuteronômio 13.3 Atenção!
Não pense que Deus julgará e punirá apenas o falso pregador (profeta), julgará também os que acreditam na palavra deles: “Ambos levarão sobre si a sua iniqüidade; a iniqüidade daquele que consulta será como a do profeta” Ez 14:10
“e tu, Pasur, e todos os moradores da tua casa ireis para o cativeiro; irás à Babilônia, onde morrerás e serás sepultado, tu e todos os teus amigos, aos quais pregaste falsamente”. Jeremias 20.6.
Você também é responsável!
Como Atalaia do Senhor, sobre a torre de vigia estou em pé continuamente durante o dia e de guarda me ponho noites inteiras, para registrar de uma forma despretensiosa notas de missões e fatos do dia-a-dia.
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
sábado, 2 de fevereiro de 2008
Idolatria Evangélica
Prof. João Flávio Martinez
A confiança em amuletos!Acreditamos que a fé das pessoas deve e tem que ser estimulada. Infelizmente, vemos que nessa tentativa certas igrejas estão usando um sistema não ensinado pela Bíblia. Sistema este cuja base é a troca da fé genuína, pela fé no visível e palpável. Nós, que somos protestantes, somos conhecidos por crer no Deus invisível e não aceitar o palpável (Jo.20:29). Como aceitar essa doutrina dos amuletos imposta por algumas denominações evangélicas? Cornetas, espadas, sal grosso, arruda, rosa, enxofre e muito mais. Isso tudo é inaceitável, visto não ter bases bíblicas e nunca ter sido praticado pela Igreja primitiva. Devemos ter em mente o nosso verdadeiro alvo, a fé viva em Cristo Jesus, invisível, mas real (ITm.1:17)."...fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé..."(Hb.12:2).Esse desvio de alvo tornou-se tão sério que as pessoas dessas igrejas precisam quase sempre de um objeto para que sua fé funcione. Certo dia eu encontrei um irmão, amigo meu, que congregava em uma dessas igrejas. Nesse nosso encontro ele mostrou-me uma corneta e tocou bem forte. Após isso me perguntou: "Você sentiu?" -"Senti o que?" -"O poder" - disse ele. Demonstrei na minha fisionomia que não havia entendido nada e então ele explicou-me: "É uma corneta ungida e o Bispo nos disse que tem poder, poder tão forte que expulsa até demônios." Chocado eu lhe expliquei que só no nome de Jesus havia poder para tal (Mc.16:17) e que eu não sabia que a igreja dele estava dando aquilo para seus membros. Ele, um tanto chateado, disse: "Dando não, eu paguei cem reais!". Depois desse diálogo, disse até logo e fui embora. Relatei esse fato para mostrar que se não for feito nada a coisa não vai ficar boa. Uma vez ou outra nos deparamos com estes amuletos dependurados nas casas de certos cristãos. Isso é lamentável!Em outra ocasião fui chamado com urgência para expulsar um demônio na casa de uma irmã. Ao chegar contemplei sua nora terrivelmente endemoninhada, mas o que mais me chocou não foi o estado de possessão em que se encontrava a moça e sim ao ver a irmã fazendo um exorcismo com um amuleto na mão. O amuleto era o chaveiro da denominação que ela freqüentava. Quando a indaguei sobre o que fazia, a mulher disse-me que o chaveiro era ungido e que o pastor tinha lhe dito que aquilo era poderoso até para expulsar demônio. Mostrei-lhe como era o certo e a aconselhei a jogar fora aquela "idolatria Evangélica".O Senhor JESUS nos deu autoridade para expulsar o mal em seu nome, e não usar de amuletos e artimanhas. Não nos esquecendo que estes amuletos não são de graça, custam caro e usurpam a glória de Deus.
A confiança em amuletos!Acreditamos que a fé das pessoas deve e tem que ser estimulada. Infelizmente, vemos que nessa tentativa certas igrejas estão usando um sistema não ensinado pela Bíblia. Sistema este cuja base é a troca da fé genuína, pela fé no visível e palpável. Nós, que somos protestantes, somos conhecidos por crer no Deus invisível e não aceitar o palpável (Jo.20:29). Como aceitar essa doutrina dos amuletos imposta por algumas denominações evangélicas? Cornetas, espadas, sal grosso, arruda, rosa, enxofre e muito mais. Isso tudo é inaceitável, visto não ter bases bíblicas e nunca ter sido praticado pela Igreja primitiva. Devemos ter em mente o nosso verdadeiro alvo, a fé viva em Cristo Jesus, invisível, mas real (ITm.1:17)."...fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé..."(Hb.12:2).Esse desvio de alvo tornou-se tão sério que as pessoas dessas igrejas precisam quase sempre de um objeto para que sua fé funcione. Certo dia eu encontrei um irmão, amigo meu, que congregava em uma dessas igrejas. Nesse nosso encontro ele mostrou-me uma corneta e tocou bem forte. Após isso me perguntou: "Você sentiu?" -"Senti o que?" -"O poder" - disse ele. Demonstrei na minha fisionomia que não havia entendido nada e então ele explicou-me: "É uma corneta ungida e o Bispo nos disse que tem poder, poder tão forte que expulsa até demônios." Chocado eu lhe expliquei que só no nome de Jesus havia poder para tal (Mc.16:17) e que eu não sabia que a igreja dele estava dando aquilo para seus membros. Ele, um tanto chateado, disse: "Dando não, eu paguei cem reais!". Depois desse diálogo, disse até logo e fui embora. Relatei esse fato para mostrar que se não for feito nada a coisa não vai ficar boa. Uma vez ou outra nos deparamos com estes amuletos dependurados nas casas de certos cristãos. Isso é lamentável!Em outra ocasião fui chamado com urgência para expulsar um demônio na casa de uma irmã. Ao chegar contemplei sua nora terrivelmente endemoninhada, mas o que mais me chocou não foi o estado de possessão em que se encontrava a moça e sim ao ver a irmã fazendo um exorcismo com um amuleto na mão. O amuleto era o chaveiro da denominação que ela freqüentava. Quando a indaguei sobre o que fazia, a mulher disse-me que o chaveiro era ungido e que o pastor tinha lhe dito que aquilo era poderoso até para expulsar demônio. Mostrei-lhe como era o certo e a aconselhei a jogar fora aquela "idolatria Evangélica".O Senhor JESUS nos deu autoridade para expulsar o mal em seu nome, e não usar de amuletos e artimanhas. Não nos esquecendo que estes amuletos não são de graça, custam caro e usurpam a glória de Deus.
Assinar:
Postagens (Atom)
"Amigos não esqueçam de olhar no final da pagina, as postagens antigas e deixar seu comentário ou recadinho."