segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Aleluia ou Aleluias?

Pergunta:

A pluralização da palavra ALELUIA. Muitos dizem ALELUIAS. Segundo alguns ensinos quando se pluraliza, associa-se à adoração a diversos deuses. Aguardo resposta. Obrigado.
Silva, B.Hte

Resposta:

Silva,
Tenho alguns conhecimentos da língua Hebráica e concordo com Silva quando disse “A pluralização da palavra ALELUIA. Muitos dizem ALELUIAS. Segundo alguns ensinos quando se pluraliza, associa-se à adoração a diversos deuses.. Obrigado. Silva, B.Hte”ALELUIA”
ALELUIA! Essa palavra é conhecida dos fiéis na cristandade. Alguns a clamam constantemente. No entanto, quantos sabem o que ela realmente significa? Trata-se duma palavra hebraica que significa “Louvai a Jah!”. É uma aclamação alegre e vigorosa ao Criador, cujo nome é Jeová (Senhor).
A palavra “aleluia” aparece com freqüência na Bíblia. Há muitos motivos para louvar a Deus. O Criador e Sustentador do vasto Universo. Salmo 147:4, 5; 148:3-6 Ele originou os ecossistemas que tornam possível a vida na Terra. Salmo 147:8, 9; 148:7-10 E tem um interesse especial pela humanidade.
Aleluia é uma transliteração da palavra hebraica הַלְּלוּיָהּ Halləluya em hebreu padrão ou Halləlûyāh em hebreu tiberiano, que significa “Louvem! Adorem! הַלְּלוּ Deus יָהּ”; ou “Ame הַלְּלוּ o Senhor יָהּ”.
Para a maioria dos cristãos, a palavra “aleluia” é uma palavra de elogio a Deus. O termo é usado 24 vezes na Bíblia Hebraica e 4 vezes na transliteração grega do Apocalipse de São João.
A palavra também é usada popularmente no sentido de “finalmente”.
Pluralizar aleluia é mesmo que mencionar aquele inseto que gosta de madeira, o cupim. Com muita humildade vamos falar Aleluia, andar na verdade.
Elizeu Gois

2 comentários:

Miss. Marcelo Costa disse...

CERTAMENTE A FALTA DE CONHECIMENTOS E A MANIA DE IMITAR, FAZEM DOS CRISTÃO DE HOJE NADA MAIS QUE MACACOS DE IMITAÇÃO E QUE PARA PIORAR NÃO IMITAM A DEUS EM SUA SANTIDADE E AMOR, PREFEREM ADORAR A CRIATURA EM LUGAR DO CRIADO QUE É SANTO, SANTO, SANTO. ALELUIA !

Pensamentos diários sobre a vida Cristã disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
"Amigos não esqueçam de olhar no final da pagina, as postagens antigas e deixar seu comentário ou recadinho."