sexta-feira, 23 de abril de 2010

Oração e o Avanço Missionário

Pr. José Rosifran Macedo

A intercessão é um elemento vital no avanço missionário, embora nós não entendamos exatamente porque Deus inclui nossa participação na realização da sua vontade. Mas este fato é bem explícito nas Escrituras e até somos ordenados a fazer (II Tes. 3:1).

Talvez o exemplo mais claro do papel da intercessão na execução da vontade de Deus esteja em Êxodo 17:8-16. Deus estava conduzindo o povo de Israel da escravidão do Egito para a liberdade e possessão da terra prometida. Todos os Seus atos visavam revelar o Seu caráter para o povo e treiná-los, fazendo deles uma nação que revelaria a Sua glória às outras nações, de acordo com a promessa feita a Abraão no capítulo 12. O povo precisava aprender a fazer parte da manifestação de Deus em seu favor. Poder participar com os dons e as capacitações concedidas pelo próprio Deus, fazendo-lhes uma nação guerreira, mas que dependesse de Deus.

Josué era comandante bem treinado na luta e cheio de sabedoria (Dt 34:9). Ele escolheu homens de batalha e foi à luta. Na realização dos planos de Deus Ele conta com elementos humanos. Paulo se descreve como “cooperador de Deus” (I Co 3:9). Precisamos avançar com a proclamação do Evangelho. É necessário plantar e regar. Esta foi a tarefa entregue aos discípulos (Mt 28:18-20). “Cada um receberá o seu galardão conforme o seu trabalho” (I Co 3:9). Cabe a cada um de nós entendermos o nosso papel na obra de Deus.

Embora Deus conte com a participação humana, no final quem faz a obra é o Seu Espírito, somos apenas canais da sua ação “De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento” (I Co 3:7). Moisés, auxiliado por Arão e Hur, se colocou no cume do monte com a vara de Deus. Quando ele estendia sua mão, uma representação da intercessão, Josué prevalecia, quando o sinal da intercessão estava ausente o inimigo prevalecia. No final foi preciso que Moisés se assentasse para que os outros dois mantivessem as mãos dele levantadas. Ao pôr do sol Josué conseguiu derrotar o inimigo.

Este é um exemplo concreto do papel da intercessão em favor daqueles que estão na frente da batalha, para que eles possam prevalecer na realização do projeto de Deus. Não basta apenas enviarmos obreiros bem preparados e treinados, é necessário termos aqueles que irão ficar na retaguarda intercedendo para que o Espírito os capacite e faça com que avancem na extensão do Reino de Deus na face da terra. Como Paulo, os missionários de hoje também precisam da intercessão do povo de Deus “Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada...” (2 Ts 3:1).
Fonte: Oitava Igreja

Nenhum comentário:

"Amigos não esqueçam de olhar no final da pagina, as postagens antigas e deixar seu comentário ou recadinho."