sexta-feira, 23 de abril de 2010

Uma Igreja ao Gosto do Freguês


Julio Zamparetti


Para quem quer fazer-se líder espiritual “bem $ucedido”, quero dar algumas instruções baseadas na experiência própria de uma década de pastoreio “mal $ucedido”.

Em primeiro lugar é preciso saber que toda forma de princípios deverá ser deixada de lado, pois os princípios, fatalmente, o levarão à resoluções que certamente não agradará a todos. Logo, o melhor é viver sem ideologias, a fim de que possas concordar com todos e por ninguém ser discordado.

Em segundo lugar, faço saber que é requerido do líder poderes sobrenaturais. O tal deve curar a todos, declarar prosperidade, pregar mensagens positivas e objetivas. Nada de pensamentos subjetivos, que tratem da alma, do pecado, muito menos de sofrer por amor a Cristo.

As orações deverão ser “fortes”, e embora diga-se ser espontânea e inspiradas, não deve passar de jargões batidos e baratos sem qualquer fundamento teológico. É disso que eles gostam e quanto mais você berrar, mais darão “aleluias” e você será aclamado como homem ungido e cheio de poder.

Se queres ser pastor, ou padre de $uce$$o, deverás ser uma espécie de super-man. Não poderás demonstrar fraqueza, nem tristeza, muito menos depressão, mesmo quando aqueles a quem mais confiavas, acabam revelando, por força das circunstâncias, que preferiam as coisas tal como eram no Egito.

Não esqueça de que o culto deve ser um show, afinal temos que compensar a falta que sentimos dos "embalos de sábado a noite". E nesse show todos devem levar suas Bíblias, embora a leitura deva se resumir a apenas um ou dois versículos, porque, na verdade, ninguém está interessado em ler a Bíblia; argumentarão que podem muito bem lê-la em casa – embora nunca o façam. E depois, o que importa é a técnica da homilética e não seu conteúdo. Também não se interessam por orações comunitárias, afinal “cada um que busque sua bênção”. Não querem mais refletir, muito menos aquietar-se para ouvir Deus no silêncio. Só o que importa é que a oração os faça chorar de emoção, que a pregação os encha de ilusão, que a música seja agitada, os arranjos bem elaborados, e se a melodia emociona, nem importa o que diz a letra.

Não se esqueça de pregar o que prega a maioria dos pregadores; porque ninguém quer estar fora da moda, nem fora da norma da maioria. O seu amor abnegado e sua dedicação em ensinar as Escrituras, jamais serão suficientes, ou mesmo não terão qualquer relevância, quando a questão é quebrar os paradigmas, preconceitos e dogmas que mesmo infundados, estão arragaidos em alguma tradição, seja ela qual for.

Por final, fale somente o que eles querem ouvir, sem se preocupar com o que eles precisam ouvir. Mesmo sabendo que quem só fala o que os outros querem ouvir, tolhe de si a liberdade de pensar e agir, propriedades fundamentais para que algo possa mudar. Mas você não está preocupado com isso, está?

Se fizeres assim, certamente amanhã olharás para mim zombando por ter tido muito mais $uce$$o e glória do que eu. Mas com certeza, não terei inveja. Sentirei apenas pena de ti, nada mais.

Nenhum comentário:

"Amigos não esqueçam de olhar no final da pagina, as postagens antigas e deixar seu comentário ou recadinho."